SEGURANÇA DO TRABALHO
O eixo tecnológico de SEGURANÇA compreende tecnologias relacionadas à infraestrutura e aos processos de prevenção e proteção de indivíduos e patrimônio. A organização curricular do curso contempla conhecimentos relacionados a leitura e produção de textos técnicos, raciocínio lógico, ciência e tecnologia e inovação, empreendedorismo, tecnologias de comunicação e informação, desenvolvimento interpessoal, legislação, normas técnicas, saúde e segurança no trabalho, cidadania e direitos humanos, responsabilidade e sustentabilidade social e ambiental, qualidade de vida e ética
profissional.
O Técnico em Segurança do Trabalho é o profissional que orienta atividades que visam a assegurar a integridade física dos colaboradores em empresas, instalações industriais e construções.
O profissional é responsável por inspecionar equipamentos e a rotina das condições de trabalho dos funcionários, investigando e analisando as possíveis causas de acidentes, a fim de minimizá-las e eliminá-las.
Além disso, é seu papel garantir que as regras sejam devidamente cumpridas, atuando de modo preventivo dentro da empresa, desenvolvendo programas de treinamento e capacitação, bem como
promovendo e aplicando providências preventivas.
Analisa os métodos e os processos laborais. Identifica fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de trabalho e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador.
Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos. Elabora procedimentos de acordo com a natureza da empresa. Promove programas, eventos e capacitações.
Divulga normas e procedimentos de segurança e higiene ocupacional.
Indica, solicita e inspeciona equipamentos de proteção coletiva e individual contra incêndio. Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas.
Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.
FUNÇÕES NO MERCADO DE TRABALHO
O profissional Técnico em Segurança do Trabalho atua principalmente na avaliação e prevenção de
acidentes e de doenças ocupacionais em empresas de diferentes setores, desde construção civil e indústria de autopeças até hospitais e bancos. Ele pode atuar em empresas públicas e privadas de diferentes portes e setores da economia, como indústrias, hospitais, comércios, construção civil, portos e aeroportos, centrais de logística, instituições de ensino, fabricação e representação de equipamentos de segurança, empresas e consultorias para capacitações em segurança do trabalho, bem como
em órgãos oficiais, fazendo parte dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e
Medicina do Trabalho (SESMT), por exemplo.
ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA
Duração: 1ano, dividido em 4 módulos.
Carga horária: 1200 horas;
Provas presenciais
Carga horária de estágio: o estágio não é obrigatório, mas o Aprendiz tem convênios com várias empresas.
REQUISITOS DE ACESSO AO CURSO
Ter concluído ou estar matriculado e cursando o Ensino Médio.
MATRÍCULA
Documentos necessários:
– Certidão de nascimento ou casamento;
– Carteira de identidade;
– CPF;
– Cópia autenticada do Histórico Escolar ou declaração de matrícula do Ensino Médio.
Obs.: Se o estudante for menor de 18 anos, o responsável financeiro deverá apresentar o RG
e CPF.