Associação Pré-Puc e UFMG
 
Página Inicial
Página Inicial
 
Contrato

MANUAL DO ALUNO

SAIBA COMO SERÁ ADMINISTRADO SEU CURSO JÁ AUTORIZADO PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. TODAS AS INFORMAÇÕES ESTÃO EM NOSSO SITE APOIO: www.cursosupletivo.com.br, visite!


MANUAL DE PROCEDIMENTOS DOS PARCEIROS
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
 À DISTANCIA 
CENTRO EDUCACIONAL APRENDIZ DE EDUCAÇÃO
INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO

ASSOCIAÇÃO PRÉ-PUC&UFMG - CENTRO - BELO HORIZONTE - MG
 
  
    2  Centro Educacional Aprendiz de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio 
CNPJ- 05743.688/0001-13- Rua Norma Stefani 108 - Ibiapaba- Barbacena MG – Cep 36.200-022 e a Associação Pré-PUC&UFMG, ENSINO MÉDIO, RUA RIO DE JANEIRO 243 SALA 607 -CENTRO - BELO HORIZONTE - MG
 
1-ENDEREÇO PARA ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO:
Os documentos devem ser digitalizados e enviados via correios e e-mail para a escola no
prazo máximo de 5 dias após a matrícula aos cuidados da secretaria.
Entidade Mantenedora: Ensino Profissionalizante LTDA ME
Estabelecimento:Centro Educacional Aprendiz de Educação Infantil,Ensino Fundamental e Ensino Médio
Rua Norma Stefani, nº108
Bairro: Ibiapaba
Cidade: Barbacena
CEP:36.200.022
Estado: Minas Gerais
Telefax: 32-3330-6850
E-mail:crismnaprendiz@gmail.com
Home Page: www.aprendiz.edu.br
 
 
2  -  EQUIPE DE APOIO AOS PÓLOS
 
2.1-NEAD-NÚCLEO DE ENSINO A DISTANCIA NEAD
 
1-Diretora-Presidente
2-Diretora Pedagógica
3-Coordenador Geral/Tutoria
4-Equipe Técnico Administrativo  e Financeiro
5-Suporte Técnico em Informática e Tecnologia de Informação. Os horários de atendimento serão os abaixo discriminados, sempre de segunda a sextas
feiras:
Coordenador/tutor: 09h às 13h e 18h às 22h
Auxiliar de coordenação/tutoria: 13h às 18h
Secretaria :10h às 15h
Setor de Matrículas:08h às 22h 
Setor Financeiro:8h às 22h
 
3- CURRÍCULOS E PROGRAMAS:
A Educação de Jovens e Adultos na modalidade a distância acontecerá para qualquer
uma das três etapas até 31/12/2018, data em que vence nossa portaria, logo todos os alunos
deverão realizar as provas nas datas previstas neste manual. Fica a critério do aluno a
realização das etapas, sendo ele unicamente responsável pela conclusão do curso no tempo
estabelecido em contrato, ou seja,até 31/12/2018.O aluno não poderá seguir para etapa
subsequente reprovado em qualquer área de conhecimento da etapa anterior. As provas serão compostas por questões divididas por áreas de conhecimentos.Em matemática  com 7
questões,em Linguagens –Portugues, Ingles, Espanhol, Literatura com 9 questões;em
Ciências Humanas – Geoagrafia,História,Filosofia,Sociologia e Arte com 7 questões e
Ciencias da Natureza- química,biologia e Física com 7 questões;totalizando um provão por
etapa de 30 questões. Na disciplina de Educação Física haverá somente um trabalho.
  

 

Data de Realização das Provas

Hora do Início das Provas

Hora do Final das Provas

16/06/2018

14h

18h30

21/07/2018

14h

18h30

11/08/2018

14h

18h30

08/09/2018

14h

18h30

27/10/2018

14h

18h30

17/11/2018

14h

18h30

 

  
4 - MATERIAL DIDÁTICO DO DISCENTE 
O aluno receberá como material de apoio, livros em formato PDF para ser acessado via
LOGIN/SENHA.
 
5  -  DA APLICAÇÃO DAS PROVAS
As provas serão aplicadas presencialmente por pessoa responsável pelo polo de apoio
presencial e contará com um inspetor da Instituição Sede para fiscalização. Não é permitido
consultas a nenhum material. As provas deverão ser aplicadas com no mínimo 6 horas de
duração e tolerância de 30 minutos. O polo deverá enviar as provas devidamente assinadas e
conferidas com a Lista de Presença de Prova. Se o aluno desejar fazer mais de uma etapa por
dia, o responsável do polo fará a correção da prova no mesmo dia e se preciso for aplicará a
recuperação da área de conhecimento, sem custo adicional.


6 -  MATRÍCULA
Observado o disposto no artigo 4º, inciso VII, da Lei nº 9.394/96, a idade mínima para
matrícula em cursos de EJA de Ensino Médio e inscrição e realização de exames de conclusão de EJA do Ensino Médio são 18 (dezoito) anos completos, sendo assim a 
matricula será efetuada em qualquer tempo, o aluno interessado em efetivar a matrícula
deverá :


1-comparecer pessoalmente no polo de apoio presencial da Instituição portando os
seguintes documentos relacionados:
*02 fotos 3x4;
*Certidão de Nascimento ou Casamento;
* Carteira de Identidade;
*CPF.
*Título de Eleitor;
*Certificado de Reservista (no caso do sexo masculino);
*Histórico Escolar Original do Ensino Fundamental ou declaração de conclusão da série
anterior à serie pleiteada.
*Ficha e requerimento de matrícula. (Já constam na Associação PRÉ-PUC&UFMG)
O polo se obriga a enviar todos os documentos para a Unidade Sede, Centro
Educacional Aprendiz em Barbacena  – MG para análise e deferimento da matrícula .
 
7-CANCELAMENTO DA MATRÍCULA
  A matrícula poderá ser cancelada em qualquer época pelo aluno, desde que esteja
com toda documentação de seu processo de matrícula em ordem e com todas as demais
obrigações escolares. 
  .
8  –  TRANSFERÊNCIA 
 A transferência de um Estabelecimento de Ensino para outro será permitida ao
interessado, em qualquer época, mediante requerimento à direção, devendo o mesmo ser
subscrito pelo tutor ou responsável pelo aluno, quando menor.
 Ao aluno transferido será concedido o prazo de 30 (trinta) dias para que satisfaça as
exigências legais relativas à documentação.
 Somente até o prazo da portaria vigente, poderá a Escola aceitar transferência de
aluno proveniente de outra Unidade de Ensino, mediante adaptação por ajustamento
pedagógico, quando for o caso.
 A transferência do aluno de Estabelecimento de Ensino vinculado a outros sistemas
de ensino do País e do Exterior aplicam-se às normas da legislação em vigor, respeitadas as
de origem, quanto à sua concessão e características da respectiva documentação.
 Poderá ser aceito a transferência de aluno com progressão parcial, no componente
curricular do módulo anterior, preservada a sequência curricular. Exceto oriundo do 9º ano
do Ensino Fundamental II.
 
9  –   CARACTERÍSTICAS E OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO ESCOLAR
 A verificação do rendimento escolar será organizada, mediante o planejamento de
procedimentos de avaliação apropriados, integrados aos processos de aprendizagem, capazes de verificar o desenvolvimento do aluno, permitindo-lhe avanços progressivos.
Ver estabelecimento conveniados ao Centro Educacional Aprendiz para fins de
receber os alunos para realização das avaliações na portaria 511/512 de 2018:
 A avaliação deverá ser expressa em pontos, sem casas decimais, sendo os resultados levados ao conhecimento do aluno e seu responsável, sendo que o aluno deverá obter o mínimo de 60% de aproveitamento para alcançar média. 
 O aluno terá o total de 100 pontos distribuídos, por área de conhecimento, considerando:
                Por Área:                                      
Prova Presencial:
100 (cem ) pontos
 
                                    MÉDIA FINAL PARA APROVAÇÃO =60 PONTOS
 
10  -  FREQUÊNCIA/PROMOÇÃO
Será exigido para fins de aprovação do aluno:
*Comparecimento em todas as provas e aproveitamento mínimo de  60 (sessenta pontos)
para cada Àrea de conhecimento.
*Postagem na plataforma ou entrega diretamente no pólo de uma atividade proposta pelo
tutor de cada disciplina para fins de controle de carga horária realizada.
 
 
11  - RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO DISPONÍVEL PARA O CORPO
DISCENTE
Encontrar-se-ão disponibilizados os recursos didáticos, dentre os quais, citamos:
- Aparelho de Som;
- Biblioteca;
- Calculadoras;
- Computadores com conectividade wi fi para assistirem as aulas.
- Data show;
- DVD’s e CD’s;
- Laboratórios;
- Lousa digital;
-Mesa Interativa;
- TV’s com entrada USB;
-Suporte AVA_Ambiente Virtual de Aprendizagem
 
12-O AVA- AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Após a matrícula, o aluno recebe login e senha para acessar o Portal AVA. Nesse local, já
terá informações pertinentes ao período de ambientação, com atividades que possibilitarão
uma maior familiaridade com a ferramenta a ser utilizada no decorrer do curso.Nesse
período o aluno pode contar com toda a equipe,além do tutor.
O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é utilizado para referenciar o uso da
tecnologia como ferramenta de mediação entre professores e alunos, ou seja, um facilitador
do processo de ensino-aprendizagem na modalidade de educação a distância. 
As ferramentas nele disponibilizadas foram elaboradas e/ou adaptadas de outros mecanismos
para fins exclusivamente educativos. 
A familiarização com o AVA não só é importante para a leitura e compreensão, mas,
principalmente, para o bom desenvolvimento do curso, pois as suas ferramentas certamente
serão utilizadas frequentemente pelo aluno.
 Em todos os acessos ao AVA o aluno utilizará seu e-mail, conjuntamente com sua senha,
ambos editáveis no menu “Meu Perfil”
o Ambiente Virtual de Aprendizagem -, conforme já citado anteriormente compõe-se de
diversas ferramentas de aprendizagem e materiais didáticos por meio da web, é
disponibilizado o maior acervo de vídeo aulas e livros digitais do Brasil. O acesso ao AVA
poderá ser visualizado na home page da instituição (www.aprendiz.edu.br), onde também
estão disponíveis informações gerais sobre: EaD, com acesso irrestrito, tais como: roteiros,
notas de prov

Associação Pré-Puc & UFMG
Rua Rio de Janeiro 243 - Sala 607 - Centro - Belo Horizonte - MG
Telefones: (31) 3222-9957 | (31) 3214-2121 | (31) 9 8757-7033 (Oi - somente Whatsapp)
Provedor WEB - Criação de websites - Registro e Hospedagem de Domínios